Artigos sobre: Páginas

Como CRIAR UM TESTE A/B no GreatPages

Para criar um Experimento de Teste A/B no GreatPages, siga o tutorial abaixo:

Faça login na sua conta no GreatPages e clique no nome da página que deseja utilizar;



Na próxima tela, clique em "Criar Experimento";



Quando fizer isso, irá abrir uma caixinha onde você precisará adicionar o Nome e a Descrição do Experimento, e por fim clicar em "Continuar".

Ambos devem ter relação com as especificações que serão testadas, para ajudá-lo a identificar mais facilmente os testes;



Depois disso irá abrir a tela de configuração do Experimento (igual a imagem abaixo). Lembrando que, o Experimento é o teste A/B que você está criando;



Caso queira entender melhor sobre a informação de Relevância estatística, acesse nosso tutorial: https://ajuda.greatsoftwares.com.br/pt-br/article/o-que-significa-relevancia-estatistica-no-teste-ab-p8dlcv/

Na tela de Experimento, clique em "Adicionar variação".

A Variação é a cópia da página que você está testando. Você pode criar quantas variações quiser, editando uma a uma para adicionar as informações diferentes que irá testar;



Após o clique, irá abrir uma tela para você adicionar o nome de sua variação, chamado de "Hipótese". Neste campo, adicione a informação que será testada.

Exemplo: Se você irá testar a cor dos botões do formulário e nessa variação (cópia da página) você irá testar o botão em cor azul, escreva "Botão na cor Azul". Na próxima variação (cópia da página), onde você irá testar a cor laranja, escreva no campo Hipótese "Botão na cor laranja".



A quantidade de "Variações" (cópias da página) é ilimitada! Mesmo assim, indicamos que sejam criadas no máximo 5 para facilitar o teste já que muitas variações tornam o volume mínimo de visitas ainda maior.

Depois de adicionar as Variações, sua tela de Experimento ficará igual o exemplo abaixo.



O próximo é editar cada uma delas, clicando em "Editar design", como indicado na imagem abaixo, e editar os detalhes que deseja;



Dentro do editor, depois de alterar a página, você precisará clicar no botão "Finalizar Edição" para que a edição fique salva;



Voltando para a tela do Experimento, você poderá acompanhar as edições de cada Variação que está sendo testada clicando no botão "Preview";



No ícone de três pontinhos você poderá Duplicar, Renomear e Excluir a variação criada;



Ainda na tela de Experimento, temos a configuração de Exibição.

Essa configuração se refere a porcentagem de distribuição das visitas da página, ou seja, a porcentagem de pessoas que irão acessar cada Variação da página em teste.

O indicado é que, diferente do nosso exemplo abaixo, a porcentagem seja bem distribuída;



Depois de realizar todas as configurações, se assim como no nosso exemplo, sua página ainda não estiver Publicada, será necessário realizar a publicação da mesma.

Caso não saiba como publicar sua página, clique aqui e acesse nosso tutorial;

Agora que sua página já está publicada, acesse novamente seu Experimento, e clique em "Iniciar Experimento" no canto superior direito da tela;

Depois de Iniciar o Experimento você não poderá editar nenhuma informação das Variações criadas, portanto certifique-se que tudo está como deseja antes de iniciar.



Assim que iniciar o experimento, no canto superior direito da tela, irá abrir alguns informações e a opção de Pausar e Finalizar o Experimento.

Caso você clique em "Pausar", as configurações ficarão disponíveis de novo. E caso clique em "Finalizar Experimento", a Variação (cópia da página) com melhor desempenho já será automaticamente promovida para a página original.



Prontinho! Agora seu Teste A/B está configurado e você poderá acompanhar as métricas.

Ainda na tele do Experimento você tem acesso aos dados do teste. São eles: Taxa de Conversão, Visitas, Impressões e Conversão.

Taxa de Conversão: A porcentagem da relação das pessoas que visitaram a página e se converterem no formulário;

Visitas: A quantidade única de vezes que a página foi acessada;

Impressões: A quantidade total de vezes que a página foi acessada, podendo ser acessada mais de uma vez pelo mesmo visitante;

Conversão: A quantidade de pessoas que se converteram no formulário.



Quando você já tiver um desempenho considerável no teste poderá clicar para "Finalizar o Experimento", lembrando que ele não finaliza sozinho, portanto essa ação de finalização é necessária.

Assim que o teste estiver pronto, a Variação vencedora será automaticamente promovida como página original, e dessa forma as outras páginas não ficarão disponíveis para edição.

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e veja também nosso tutorial de principais dúvidas sobre o Teste A/B do GreatPages.

Ainda ficou com dúvidas? Chame nosso atendimento no Chat! Estamos sempre à disposição para ajudar.

Atualizado em: 25/09/2024

Este artigo foi útil?

Compartilhe seu feedback

Cancelar

Obrigado!