Como CRIAR UM TESTE A/B no GreatPages
Para criar um Experimento de Teste A/B no GreatPages, siga o tutorial abaixo:
Faça login na sua conta no GreatPages e clique no nome da página que deseja utilizar;
Na próxima tela, clique em "Criar Experimento";
Quando fizer isso, irá abrir uma caixinha onde você precisará adicionar o Nome e a Descrição do Experimento, e por fim clicar em "Continuar".
Ambos devem ter relação com as especificações que serão testadas, para ajudá-lo a identificar mais facilmente os testes;
Depois disso irá abrir a tela de configuração do Experimento (igual a imagem abaixo). Lembrando que, o Experimento é o teste A/B que você está criando;
Caso queira entender melhor sobre a informação de Relevância estatística, acesse nosso tutorial: https://ajuda.greatsoftwares.com.br/pt-br/article/o-que-significa-relevancia-estatistica-no-teste-ab-p8dlcv/
Na tela de Experimento, clique em "Adicionar variação".
A Variação é a cópia da página que você está testando. Você pode criar quantas variações quiser, editando uma a uma para adicionar as informações diferentes que irá testar;
Após o clique, irá abrir uma tela para você adicionar o nome de sua variação, chamado de "Hipótese". Neste campo, adicione a informação que será testada.
Exemplo: Se você irá testar a cor dos botões do formulário e nessa variação (cópia da página) você irá testar o botão em cor azul, escreva "Botão na cor Azul". Na próxima variação (cópia da página), onde você irá testar a cor laranja, escreva no campo Hipótese "Botão na cor laranja".
A quantidade de "Variações" (cópias da página) é ilimitada! Mesmo assim, indicamos que sejam criadas no máximo 5 para facilitar o teste já que muitas variações tornam o volume mínimo de visitas ainda maior.
Depois de adicionar as Variações, sua tela de Experimento ficará igual o exemplo abaixo.
O próximo é editar cada uma delas, clicando em "Editar design", como indicado na imagem abaixo, e editar os detalhes que deseja;
Dentro do editor, depois de alterar a página, você precisará clicar no botão "Finalizar Edição" para que a edição fique salva;
Voltando para a tela do Experimento, você poderá acompanhar as edições de cada Variação que está sendo testada clicando no botão "Preview";
No ícone de três pontinhos você poderá Duplicar, Renomear e Excluir a variação criada;
Ainda na tela de Experimento, temos a configuração de Exibição.
Essa configuração se refere a porcentagem de distribuição das visitas da página, ou seja, a porcentagem de pessoas que irão acessar cada Variação da página em teste.
O indicado é que, diferente do nosso exemplo abaixo, a porcentagem seja bem distribuída;
Depois de realizar todas as configurações, se assim como no nosso exemplo, sua página ainda não estiver Publicada, será necessário realizar a publicação da mesma.
Caso não saiba como publicar sua página, clique aqui e acesse nosso tutorial;
Agora que sua página já está publicada, acesse novamente seu Experimento, e clique em "Iniciar Experimento" no canto superior direito da tela;
Depois de Iniciar o Experimento você não poderá editar nenhuma informação das Variações criadas, portanto certifique-se que tudo está como deseja antes de iniciar.
Assim que iniciar o experimento, no canto superior direito da tela, irá abrir alguns informações e a opção de Pausar e Finalizar o Experimento.
Caso você clique em "Pausar", as configurações ficarão disponíveis de novo. E caso clique em "Finalizar Experimento", a Variação (cópia da página) com melhor desempenho já será automaticamente promovida para a página original.
Prontinho! Agora seu Teste A/B está configurado e você poderá acompanhar as métricas.
Ainda na tele do Experimento você tem acesso aos dados do teste. São eles: Taxa de Conversão, Visitas, Impressões e Conversão.
Taxa de Conversão: A porcentagem da relação das pessoas que visitaram a página e se converterem no formulário;
Visitas: A quantidade única de vezes que a página foi acessada;
Impressões: A quantidade total de vezes que a página foi acessada, podendo ser acessada mais de uma vez pelo mesmo visitante;
Conversão: A quantidade de pessoas que se converteram no formulário.
Quando você já tiver um desempenho considerável no teste poderá clicar para "Finalizar o Experimento", lembrando que ele não finaliza sozinho, portanto essa ação de finalização é necessária.
Assim que o teste estiver pronto, a Variação vencedora será automaticamente promovida como página original, e dessa forma as outras páginas não ficarão disponíveis para edição.
Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e veja também nosso tutorial de principais dúvidas sobre o Teste A/B do GreatPages.
Ainda ficou com dúvidas? Chame nosso atendimento no Chat! Estamos sempre à disposição para ajudar.
Faça login na sua conta no GreatPages e clique no nome da página que deseja utilizar;
Na próxima tela, clique em "Criar Experimento";
Quando fizer isso, irá abrir uma caixinha onde você precisará adicionar o Nome e a Descrição do Experimento, e por fim clicar em "Continuar".
Ambos devem ter relação com as especificações que serão testadas, para ajudá-lo a identificar mais facilmente os testes;
Depois disso irá abrir a tela de configuração do Experimento (igual a imagem abaixo). Lembrando que, o Experimento é o teste A/B que você está criando;
Caso queira entender melhor sobre a informação de Relevância estatística, acesse nosso tutorial: https://ajuda.greatsoftwares.com.br/pt-br/article/o-que-significa-relevancia-estatistica-no-teste-ab-p8dlcv/
Na tela de Experimento, clique em "Adicionar variação".
A Variação é a cópia da página que você está testando. Você pode criar quantas variações quiser, editando uma a uma para adicionar as informações diferentes que irá testar;
Após o clique, irá abrir uma tela para você adicionar o nome de sua variação, chamado de "Hipótese". Neste campo, adicione a informação que será testada.
Exemplo: Se você irá testar a cor dos botões do formulário e nessa variação (cópia da página) você irá testar o botão em cor azul, escreva "Botão na cor Azul". Na próxima variação (cópia da página), onde você irá testar a cor laranja, escreva no campo Hipótese "Botão na cor laranja".
A quantidade de "Variações" (cópias da página) é ilimitada! Mesmo assim, indicamos que sejam criadas no máximo 5 para facilitar o teste já que muitas variações tornam o volume mínimo de visitas ainda maior.
Depois de adicionar as Variações, sua tela de Experimento ficará igual o exemplo abaixo.
O próximo é editar cada uma delas, clicando em "Editar design", como indicado na imagem abaixo, e editar os detalhes que deseja;
Dentro do editor, depois de alterar a página, você precisará clicar no botão "Finalizar Edição" para que a edição fique salva;
Voltando para a tela do Experimento, você poderá acompanhar as edições de cada Variação que está sendo testada clicando no botão "Preview";
No ícone de três pontinhos você poderá Duplicar, Renomear e Excluir a variação criada;
Ainda na tela de Experimento, temos a configuração de Exibição.
Essa configuração se refere a porcentagem de distribuição das visitas da página, ou seja, a porcentagem de pessoas que irão acessar cada Variação da página em teste.
O indicado é que, diferente do nosso exemplo abaixo, a porcentagem seja bem distribuída;
Depois de realizar todas as configurações, se assim como no nosso exemplo, sua página ainda não estiver Publicada, será necessário realizar a publicação da mesma.
Caso não saiba como publicar sua página, clique aqui e acesse nosso tutorial;
Agora que sua página já está publicada, acesse novamente seu Experimento, e clique em "Iniciar Experimento" no canto superior direito da tela;
Depois de Iniciar o Experimento você não poderá editar nenhuma informação das Variações criadas, portanto certifique-se que tudo está como deseja antes de iniciar.
Assim que iniciar o experimento, no canto superior direito da tela, irá abrir alguns informações e a opção de Pausar e Finalizar o Experimento.
Caso você clique em "Pausar", as configurações ficarão disponíveis de novo. E caso clique em "Finalizar Experimento", a Variação (cópia da página) com melhor desempenho já será automaticamente promovida para a página original.
Prontinho! Agora seu Teste A/B está configurado e você poderá acompanhar as métricas.
Ainda na tele do Experimento você tem acesso aos dados do teste. São eles: Taxa de Conversão, Visitas, Impressões e Conversão.
Taxa de Conversão: A porcentagem da relação das pessoas que visitaram a página e se converterem no formulário;
Visitas: A quantidade única de vezes que a página foi acessada;
Impressões: A quantidade total de vezes que a página foi acessada, podendo ser acessada mais de uma vez pelo mesmo visitante;
Conversão: A quantidade de pessoas que se converteram no formulário.
Quando você já tiver um desempenho considerável no teste poderá clicar para "Finalizar o Experimento", lembrando que ele não finaliza sozinho, portanto essa ação de finalização é necessária.
Assim que o teste estiver pronto, a Variação vencedora será automaticamente promovida como página original, e dessa forma as outras páginas não ficarão disponíveis para edição.
Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e veja também nosso tutorial de principais dúvidas sobre o Teste A/B do GreatPages.
Ainda ficou com dúvidas? Chame nosso atendimento no Chat! Estamos sempre à disposição para ajudar.
Atualizado em: 25/09/2024
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