Como funcionam os TIPOS DE CÓDIGOS do GreatPages
Quando você adiciona um código no GreatPages precisa classificar o Tipo de Código ao qual ele melhor se identifica.
Esses códigos são basicamente scripts externos que são adicionados acessando o editor de páginas, clicando no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela e em seguida clicando em "Javascript & CSS".
Quando você estiver adicionando um novo código, irá notar que existem 3 tipos de códigos, sendo eles:
Funcionamento
Os códigos de funcionamento são aqueles que não capturam dados dos visitantes e servem apenas para o funcionamento básico da página.
Exemplos: Verificação de domínio no Facebook, instalação de chat, instalação de alguma animação específica e etc.
Estatísticas
Códigos de estatísticas, como o próprio nome já diz, são aqueles códigos que servem para monitorar como os visitantes navegam pela página.
Exemplos: Hotjat, Google Analytics, Smart Look, entre outros.
Marketing
Já os códigos de marketing são aqueles usados por ferramentas de análise de campanhas que capturam dados dos visitantes.
Exemplos: Facebook Pixel, Google Tag Manager e outros.
O principal motivo pelo qual existe a classificação de scripts dentro do GreatPages é para auxiliar na aplicação correta da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Segundo a LGPD, é obrigatório que os visitantes que acessam suas páginas possam permitir, ou não, a captura de qualquer dado pessoal.
Sendo assim, a classificação dos códigos nos auxilia a rodar inicialmente os códigos de Funcionamento básico da página, e apenas rodar os códigos de Marketing e Estatísticas caso o visitante permita o uso de cookies na sua navegação.
Isso só acontece quando na configuração de "LGPD & GPDR" você, usuário do GreatPages, configurou o Tipo de Alerta de Cookies como "Consentimento do Uso de Cookies".
Dessa forma, como o próprio nome já diz, o "Consentimento do Uso de Cookies" só aplica os códigos de Marketing e Estatísticas na página quando o visitante aprove o uso do mesmo.
A outra opção de Tipo de Alerta de Cookies é o "Aviso sobre o Uso de Cookies", e este sim, aplica todos os 3 tipos de códigos logo no acesso do visitante ao site. Afinal, ele não fornece o consentimento, e sim apenas o aviso.
Apenas a opção de "Consentimento de Uso de Cookies" coloca seu site em conformidade total com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Esses códigos são basicamente scripts externos que são adicionados acessando o editor de páginas, clicando no ícone de engrenagem no canto superior direito da tela e em seguida clicando em "Javascript & CSS".
Quais são os 3 tipos de códigos do GreatPages
Quando você estiver adicionando um novo código, irá notar que existem 3 tipos de códigos, sendo eles:
Funcionamento
Os códigos de funcionamento são aqueles que não capturam dados dos visitantes e servem apenas para o funcionamento básico da página.
Exemplos: Verificação de domínio no Facebook, instalação de chat, instalação de alguma animação específica e etc.
Estatísticas
Códigos de estatísticas, como o próprio nome já diz, são aqueles códigos que servem para monitorar como os visitantes navegam pela página.
Exemplos: Hotjat, Google Analytics, Smart Look, entre outros.
Marketing
Já os códigos de marketing são aqueles usados por ferramentas de análise de campanhas que capturam dados dos visitantes.
Exemplos: Facebook Pixel, Google Tag Manager e outros.
Por que existe essa classificação de códigos?
O principal motivo pelo qual existe a classificação de scripts dentro do GreatPages é para auxiliar na aplicação correta da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Segundo a LGPD, é obrigatório que os visitantes que acessam suas páginas possam permitir, ou não, a captura de qualquer dado pessoal.
Sendo assim, a classificação dos códigos nos auxilia a rodar inicialmente os códigos de Funcionamento básico da página, e apenas rodar os códigos de Marketing e Estatísticas caso o visitante permita o uso de cookies na sua navegação.
Isso só acontece quando na configuração de "LGPD & GPDR" você, usuário do GreatPages, configurou o Tipo de Alerta de Cookies como "Consentimento do Uso de Cookies".
Dessa forma, como o próprio nome já diz, o "Consentimento do Uso de Cookies" só aplica os códigos de Marketing e Estatísticas na página quando o visitante aprove o uso do mesmo.
A outra opção de Tipo de Alerta de Cookies é o "Aviso sobre o Uso de Cookies", e este sim, aplica todos os 3 tipos de códigos logo no acesso do visitante ao site. Afinal, ele não fornece o consentimento, e sim apenas o aviso.
Apenas a opção de "Consentimento de Uso de Cookies" coloca seu site em conformidade total com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Atualizado em: 21/06/2021
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